quarta-feira, 2 de junho de 2010

"Vem, depressa!"

Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse: "Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje." Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar "Ele se hospedou na casa de um pecador". Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais." Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido".
– Evangelho Segundo Lucas 19:1-10

FILHO DO HOMEM: Título que Jesus usava para si mesmo como escolhido de Deus. Esse título de encontra no livro de Daniel no Antigo Testamento, onde se refere ao Messias prometido. PUBLICANOS: responsáveis por cobrar os impostos do povo para o Império Romano; em grande parte das vezes, eram corruptos; a classe era mal vista pelo povo.
 
- Zaqueu queria ver Jesus passar. Como vemos que ele perseverou para conseguir?

- Como a perseverança de Zaqueu influenciou na sucessão dos fatos?

- Como as pessoas enxergavam Zaqueu?

- Aparentemente, Zaqueu estava satisfeito com a forma como estava levando a vida?

- O que Jesus falou sobre a forma como Zaqueu vivia sua vida?

- Se Jesus tivesse tratado Zaqueu como outras pessoas faziam, ele teria se arrependido do mal que já havia feito e decidido repara-lo?

- O que significa a afirmação final de Jesus: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido"? Como percebemos a ocorrência disso na passagem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário