sexta-feira, 30 de abril de 2010

Calouros: uma caminhada se inicia


A Vetusta Casa de Afonso Pena recebe novos alunos. Essa tradicional faculdade, que já foi palco de tantos acontecimentos, na qual já estiveram presentes inúmeras personalidades políticas e importantes membros do cenário jurídico brasileiro.

Muitos calouros, ao entrarem na faculdade e conhecerem essa realidade, ouvirem palestras e depoimentos sobre as “glórias” do passado, ficam pensando como vão trilhar seu caminho para um dia também serem reconhecidos assim. Sentem que precisam ainda de crescer muito para se encaixarem no padrão da Faculdade de Direito da UFMG, que, por vezes, soa como uma espécie de divindade independente dos meros alunos que estão adentrando agora os portões..

Mera ilusão! Os aspectos especiais que caracterizam um ambiente universitário, a inquietação, o inconformismo, os sonhos de mudança, a esperança, a imaginação, a energia, se encontram em sua forma mais intensa nos estudantes quando esses ainda são calouros. Durante os cinco anos de curso, perde-se aos poucos o espírito de aprendiz.

O próprio Direito pode se constituir em uma arma para opressão ou instrumento para libertar. Pode ser enxergado como um elemento que coloca seus conhecedores em uma posição superior aos leigos ou como algo que torna os juristas capaz de servi-los em uma área que não conhecem, simplesmente, e nos atribui esse dever.
(Ah, a linguagem jurídica! Os termos que no primeiro período nos assustavam e causavam estranhamento, depois podem causar orgulho quando usados em uma conversa e não conhecidos pelos demais... E como são incompreensíveis para o povo..)

Este tempo na faculdade poderá torna-lo uma pessoa melhor, ou poderá torna-lo uma pessoa pior. Vai depender das escolhas que você fizer, do que você valorizar, de suas prioridades. Logo você vai ver por aí colegas tão cinzas como o asfalto à nossa porta, transformando-se pouco a pouco em uma simples peças “bem sucedidas” de um sistema. Mas verá também pessoas vibrantes, “pessoas humanas”, que amam, que, apesar de suas reconhecidas fraquezas e limitações, são agentes de transformação.

Nós, da Aliança Bíblica Universitária, buscamos aproveitar da melhor maneira este tempo e acreditamos que a Bíblia contém orientações incríveis para isso.
Se você quiser participar de nossos estudos, compareça às reuniões!

Sejam bem vindos! =)


Fotos do trote da manhã em http://www.facebook.com/album.php?aid=47712&id=1667175086&l=071d8b8376

OBS> algumas ideias foram inspiradas no texto "Boas Vindas Sinceras" do Grupo Paradigma, faculdade de Direito do Largo de São Francisco

Um comentário:

  1. Ficaram ótimas as fotos...
    soh nao entendi a da escada...
    eh q é nova na faculdade aquela escada?

    Sejam bem vindos!

    ResponderExcluir