quarta-feira, 16 de junho de 2010

Da liberdade que escraviza à lei que liberta

Disciplina. Palavra desde sempre injustiçada. Muitas vezes lhe vestiram o manto do autoritarismo e colocaram em suas mãos espada. Foi assim na Idade Média onde, travestida de religião, o mundo ganhou cordas de marionete. O mesmo se deu na ditadura e em vários outros momentos da história. Medo que inibe e se fantasia de educação.

A globalização é a bola da vez. Insensível, usa táticas de guerra. Uniformiza, massifica. Todos nos tornamos militantes mercenários desta imensa nação sem rival. Assim como o soldado é apenas mais um que usa a mesma farda, corte de cabelo e come o mesmo pão, surge também para nós uma imposição à homogeneização. Pensar igual, comportar-se da mesma maneira. O motivo é simples e permite o uso do jargão: o "singular pensa, mas a massa é burra". Um brinde à neo-dominação.

A resposta é imediata. Rebeldia. A mão que aperta vê aquilo que guarda escorrer por entre os dedos. Reação diretamente oposta a tudo que oprime. Assim foi com o Renascimento, Iluminismo, Reforma Protestante, Anarquismo, entre inúmeros outros movimentos que surgem como um grito pela individualização. Sobrou para o cristianismo. Eis o erro: uma lei, por melhor que seja, quando não assimilada, mas imposta, gera repulsa, senão instantânea, certamente imediata à cessação ou enfraquecimento da violência que a instituiu. Trata-se da lei de Deus, que é, necessariamente, boa. Boa porque racional e, como tal, é resultado de uma inteligência sobrenatural que dita a forma ideal de se viver, completa e que resulta em felicidade, pois centrada no amor. Não a maneira mais fácil, há de se ponderar. Não restam dúvidas também que essa valoriza indivíduo. Apesar de genérica e imperativa, é cuidadosa na medida que não é teleológica, os fins não justificam os meios. Cada um é, certamente, um fim em si mesmo. Ao impô-la violentamente, porém, tem-se como conseqüência também uma violência que é exercida em sentido contrário que, apesar da demora, enfim aflora.

Vive-se hoje, dessa forma, a reação. Se outrora praticavam-se os princípios evangélicos sem se questionar o porquê, agora os repulsam também sem parar para pensar na razão de não praticá-los. Isto devido ao fato de que, também em nosso meio, a disciplina de Deus, anunciada por bocas manipuladoras, transviou-se em autoritarismo e a razão e amor deram lugar ao medo. Tal lei do amor revelada no Novo Testamento torna-se vazia quando não compreendido seu significado e sua motivação. Neste ponto encontra-se um desafio do cristianismo que me faz lembrar a célebre citação de Lacordaire por mim ouvida em uma aula de Direito do Trabalho, ainda que em outro contexto: "Entre o forte e o fraco, a liberdade escraviza e a lei liberta". Nós precisamos, necessariamente, de leis. O ser humano é infinito em suas vontades, insaciável e, por isso, perigoso. A liberdade de um ser faminto que, quanto mais come, mais sente fome, o subjuga porque o reduz a eterno escravo, não de outrem, mas dele mesmo, de seus próprios desejos que nunca serão saciados. Somente uma lei santa é capaz de nos libertar porque, quando a descobrimos, encontramos um novo caminho ainda não freqüentado, a saber, a possibilidade de se negar, de por livre vontade entregar-se a alguém. É onde observamos a confiança, ou melhor dizendo, fé. É o deixar-se ser disciplinado, não violentamente, mas através de uma escolha por nós feita ao atendimento de um chamado universal. Nisto consiste o amor de Deus. Em deixar-nos decidir a quem servir tendo em mente nossa eterna condição de escravo, de um ou de outro. Liberdade não se resume em fazer o que quiser. Este é, na verdade o perfeito conceito de escravidão. Como certa vez disse Renato Russo: "disciplina é liberdade."

- texto de Guilherme Marchi, estudante de Direito da PUC-Minas
FONTE: blog "Outras Fronteiras", www.outrasfronteiras.com.br
 
 
 

2 comentários:

  1. Gostaria de deixar registrado meus parebéns ao autor do texto e pela divulgação do trabalho pela ABU-Direito.

    Textos assim nos inspiram na vivência do Direito e do Espírito, e são extremamente importantes também para o debate acadêmico.

    Att.

    Rômulo Soares Valentini - Mestrando em Direito pela UFMG

    ResponderExcluir
  2. Oi Rômulo,
    Que bom que você gostou desse texto do Guilherme, nós também achamos excelente.
    Divulgamos naquela mesinha na entrada da faculdade, colocaremos outros, fique atento. Participe também das nossas reuniões!
    Abraços

    ResponderExcluir