sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Olhar para o SENHOR

Salmo 121

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?

O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terrá.

Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.

É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.

O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.

De dia não de molestará o sol, nem de noite, a lua.

O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.

O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Este Salmo era entoado pelos israelitas que viajavam para Jerusalém, a fim de adorar ao SENHOR no templo. O caminho era perigoso, cheio de ladrões que esperavam para roubar os viajantes. Ao olhar para os montes, eles viam Jerusalém. Eles viam seu objetivo: adorar ao SENHOR! Por isso, ao elevarem os olhos para os montes, eles se enchiam de fé e de esperança. Fé de que o SENHOR os guardaria até o fim da jornada, e esperança de chegar ao fim dela.

O foco no Salmo é em Deus, e não nos problemas. Quando olhamos para o SENHOR, e não para os problemas, caminhamos cheios de fé e de esperança. Na Bíblia temos o exemplo de Davi, que quando foi enfrentar Golias tinha seu foco voltado para o SENHOR: “Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” 2 Samuel 17:26. Enquanto o povo se assustou com o tamanho do gigante, Davi tinha seu foco em Deus, ele sabia que para vencer Golias ele tinha que fitar seus olhos no SENHOR. No verso 37 de 2 Samuel 17, vemos mais uma vez que o foco de Davi estava no SENHOR: “ O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrará das mãos deste filisteu”.

Depois ainda vemos outra vez Davi demonstrar que os seus olhos estavam elevados para os montes: “ Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” 2 Samuel 17:45. O resultado todos sabemos. Davi venceu Golias com uma pedra. E uma vez tombado o gigante, Davi tomou a espada de Golias e decapitou-o. Mesmo com toda sua altura, com toda a armadura que ele vestia, com todas as armas que carregava, e com um escudeiro à sua frente, Golias perdeu para Davi, que nem guerreiro era; era um simples pastor de ovelhas. Não é o ser soldado, pastor ou universitário que vai definir se vamos ou não as nossas batalhas; nem as armas que usamos. O que define se vamos ou não vencer é uma só coisa: onde estão os nossos olhos. Os de Davi estavam no SENHOR, e por isso ele venceu!

Por isso, no caminho, em meio às dificudades, não devemos ficar olhando para os problemas, mas sim para Deus. Ao olharmos pro monte, vemos a eternidade que passaremos ao lado do SENHOR, e isso deve encher nossos corações de fé e esperança para vencermos as lutas do nosso dia-a-dia, por maiores que elas possam ser.

Deixemos de olhar para os gigantes e suas armas.

VAMOS OLHAR PARA O SENHOR.

Um comentário:

  1. Muito bacana esse post, Bruno, e bem propício para o momento que eu tô vivendo também. Aliás, eu tenho pensado que se nós tivéssemos noção do tamanho do poder e do amor de Deus, jamais cogitaríamos pensar que existe mesmo algum gigante a ser enfrentado quando estamos com Ele!

    ResponderExcluir