domingo, 22 de maio de 2011

Te damos boas vindas, boas vindas, boas vindas!





















Apesar de alguns insistirem nessa história, ser calouro não é estar em uma situação humilhante. Ao contrário, representa uma conquista. Mostra que o tempo investido no estudo, a ansiedade na hora das provas - e quantas provas: múltipla escolha, discursivas, específicas, redações...-, o nervosismo da espera. Todo esse processo, que para alguns repetiu-se uma ou muitas vezes, resultou em sucesso. Pode parecer clichê, mas esta é, de fato, uma nova etapa da vida.

E, por isso, este é um momento para se alegrar: aproveitar as brincadeiras, fazer novos amigos, descobrir o ambiente e as surpresas do campus. Na universidade, você entrará em contato com novas ideias, com pessoas diferentes ou iguais a você, aprenderá bastante, terá novos compromissos e, provavelmente, muitos textos para ler e trabalhos para entregar. Pode parecer um pouco assustador - e, às vezes, é mesmo -, mas é incrivelmente gratificante.

Afinal, você estará diante de um mundo novo, repleto de conhecimento, oportunidades e escolhas. Caberá a você discernir o que vale ou não a pena; aquilo que vai contribuir ou não para sua formação. É sua a escolha dos valores que lhe servirão de parâmetro nesta caminhada.
Aconteça o que acontecer, quando este período passar, deixe apenas de ser calouro. Não abandone a simplicidade de quando ingressou na universidade. Pois ser calouro é simples. Às vezes, até ingênuo. Mas é ainda ter sonhos e esperanças; estar aberto a se encantar com novas experiências; a se encantar com o mundo e com a vida. Aproveite este tempo, calouro, pois ele é único. E lembre-se do que disse, certa vez, um sábio: "Para tudo há uma ocasião certa. Há um tempo para cada propósito debaixo do céu. Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e de colher; tempo de chorar e de rir; de lutar e de viver em paz. Não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive. Deus fez tudo apropriado ao seu tempo... Lembre-se do seu Criador enquanto você é jovem, antes que se aproximem os dias difíceis, quando você dirá 'não tenho satisfação neles'." [extraído do livro bíblico Eclesiastes]


- texto do blog Alfa e Ômega, UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário